O professor

RAFAEL DE MOURA

Rafael de Moura, que é artista profissional há mais de 28 anos e sabe como ninguém como o nariz vermelho é algo profundamente transformador na vida de qualquer pessoa. Um talentoso artista que através da palhaçaria superou as condições mais adversas em sua vida passando pela adoção, a depressão, a timidez e outros conflitos para então se tornar um premiado ator, produtor, músico e empreendedor. Atualmente faz parte do elenco do Circo Teatro Girassol, é contratado pela ONG Doutorzinhos como professor de palhaços voluntários, é cocriador da dupla Pinguinho e Serragem e fundador da escola Construindo Seu Clown, além de ser graduando em Psicologia na PUCRS.

Fez parte do elenco de O Menino Maluquinho (2000), de Adriane Mottola, que lhe rendeu os Prêmios Tibicuera de Melhor Ator Codjuvante e o Prêmio Isnard Azevedo.

Trabalhou com diretores como Camilo de Lélis, Élcio Rossini, Paulo Guerra e Zé Adão Barbosa. Estreou no circo como palhaço a convite do diretor Dilmar Messias e a partir daí criou seu conhecido personagem, o palhaço Pinguinho.

Em 2003, iniciou o projeto “Boraimbolá” que unia circo e música e abriu os portais do Mundo Paralelo criando a Mundo Paralelo Produtora. Dedicou-se aos eventos artísticos/culturais corporativos e como arte-educador trabalhando na Fundação de Assistência Social e Cidadania (FASC) atendendo crianças e adolescentes em situações de vulnerabilidade social.

Foi coordenador de Cultura da Prefeitura de Vera Cruz (RS), onde desenvolveu diversos projetos culturais dando destaque para o Circo Mambembe, premiado como destaque das Artes Cênicas de 2008.

Rafael também intensificou seu trabalho como produtor, diretor e artista da Cia. Mundo Paralelo, tendo recebido três Prêmios da Funarte/MinC para a montagem dos espetáculos A Família Palhaço e Boraimbolá.

Em 2012 participou do elenco da “Caravana dos Poupedis” do Banco Sicredi onde fez uma turnê Nacional. Em 2014 fez residência na América Central, onde fez algumas apresentações e trocas de experiências em países como Costa Rica e Nicarágua.

Tem curso de formação em produção cultural com Dedé Ribeiro, de Programação neurolinguística com a escola INathus.

É diretor da escola Construindo Seu Clown onde forma e habilita novos palhaços. Também foi convidado recentemente pela Aliança Francesa para fazer um curso de formação terapêutica através da mesma escola, em Angola, na África.